Ao trazer as quatro dimensões do sínodo – pastoral, cultural, social e ecológica – o Santo Padre destacou a necessidade de olhar para a realidade amazônica com olhos de discípulo e missionário, para acolher o Espírito Santo e deixar-se impulsionar por Ele no trabalho de anunciar o Evangelho.
Francisco também chamou a atenção para o cuidado que se deve ter com o que chama de “colonizações ideológicas”: “As ideologias são uma arma perigosa”, pontuou.
Francisco alertou ainda para os riscos da mundanidade, “que sempre se infiltra e nos faz distanciar da poesia dos povos. Viemos para contemplar, compreender, servir os povos e o fazemos percorrendo um caminho sinodal, não numa mesa-redonda, em conferências ou em discursos, mas em sínodo. Porque um Sínodo não é um parlamento, um locutório, é um caminhar juntos sob a inspiração do Espírito Santo. E o Espírito Santo é o protagonista do Sínodo”, finalizou.
Em entrevista à Rádio Vaticano, um dos padres sinodais, Frei Wilmar Santin, de Itaituba/PA, ressaltou que o Sínodo é expressão da solicitude da igreja como Mãe, que lança seu olhar para as diferentes realidades de seus filhos e, por isso, deve ser acolhido e colocado em nossas orações, com abertura de coração e esperança de transformação.
Instrumentum laboris: um mártir a ser destruído
Em relação ao polêmico documento que servirá como instrumento de trabalho para o Sínodo, o Papa o classificou como “um mártir destinado a ser destruído”, uma vez que é somente o ponto de partida para as discussões. “Vamos caminhar sob a guia do Espírito Santo, deixar que Ele se expresse nesta assembleia, entre nós, conosco, através de nós e se expresse apesar da nossa resistência”, afirmou o pontífice.
Ao concluir esta primeira etapa, o Papa agradeceu ao clero presente, dizendo: “Obrigado por aquilo que estão fazendo. Obrigado por rezar uns pelos outros e ânimo! Não percamos o sentido de humor”.
A12 direto do Vaticano
O A12 está acompanhando a realização deste importante evento para a Igreja no Brasil e vai contar com a presença de uma jornalista trazendo as informações direto do Vaticano. Acompanhe toda a cobertura no endereço: A12.com/sinododaamazonia
Fonte: Vatican News