Estimados irmãos padres, querido povo de Deus!
A confiança no Senhor seja a nossa força.
Diante da gravidade da pandemia do Covid-19, a Diocese de Sete Lagoas, atenta ao valor da vida e às necessidades em preservá-la, aderiu ao distanciamento social orientadas pela Igreja, e decretadas pelas autoridades públicas e sanitárias.
Passados três meses, nos encontramos ainda diante do crescente número de casos confirmados de contágio pelos Órgãos Municipais de Saúde, das cidades que compõe o território diocesano.
Tendo em vista a nomeação do meu sucessor, e eu, como Administrador Apostólico sinto-me na obrigação de dar-lhes um parecer sobre a nossa preocupação neste momento delicado, que nos exige sabedoria e prudência.
Ciente da nossa responsabilidade pastoral, cumpre informar-lhes que após um minucioso estudo colegiado das normas indicativas apresentadas pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), junto ao clero diocesano, foram compiladas diretrizes que salvaguardam nossa realidade local e serão enviadas às paroquias para publicação, oportunamente.
Orientamos que as equipes pastorais que serão responsáveis pelas adequações necessárias para este retorno, já comecem a ser estruturadas junto aos seus párocos, e assim, proporcionando maior tranquilidade para esta transição, quando as Celebrações Eucarísticas abertas ao público sejam autorizadas.
Por hora, fica revalidado o decreto já publicado anteriormente, até 06 de agosto do corrente ano, Festa da Transfiguração do Senhor.
Rezem por mim e pelo meu sucessor!
Saudamos e abençoamos na caridade pastoral e no amor misericordioso do Nosso Deus.
†Aloísio Jorge Pena Vitral
Administrador Apostólico
Pe. Roberto Vicente Leite
Chanceler do Bispado
Fonte Pascom Diocesana